III SEMINÁRIO DO PROJETO TECENDO A PAZ

17/06/2010 15:57

 

 

Araguaina sedia o III Seminário do Projeto Tecendo a Paz 
 

Artigo de opinião 

A Prefeitura de Araguaína realizou no dia 09, (Quarta-feira) de 08hs às 12hs, no Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto (Setor Rodoviário), o III SEMINÁRIO DO PROJETO TECENDO A PAZ, visando à implementação de políticas através de ações e atividades na prática para o Enfrentamento a Violência Contra Crianças e Adolescentes. No evento foram apresentadas ações realizadas e as propostas elaboradas anteriormente pelos conselhos para serem executadas em 2010 através de: associações, ONGs, instituições municipais, públicas estaduais e federais de combate a violência. Várias cidades do Estado do Tocantins participaram do evento, como: Guaraí/TO, Augustinópolis, Palmas (Capital) e outras.

Segundo Josefa Maria Correia de Oliveria. Os abusos ocorrem em todas as classes sociais. Todos nós devemos denunciar, para não permitir que estes atos de violência se repitam. Para isto, torna-se necessário mais recursos financeiros e uma boa infraestrutura humana com profissionais especializados para realizar ações preventivas e de proteção às vítimas que sofrem qualquer tipo de agressão` (..).

Elenil da Penha (Presidente da Câmara Municipal de Araguaína). Depois de parabenizar a todos os presentes pela relevante iniciativa, frisou a importância de recursos financeiros para o desenvolvimento das ações e atividades que serão desenvolvidos junto a comunidade e isso, só é possível através da inclusão de recursos através do orçamento anual.

No cerimonial de abertura fizeram parte da mesa representante envolvidos diretamente como secretário de administração Amilton Cardoso e Josefa Maria Correia de Oliveira (Secretária Municipal de Educação), de entidades sociais, conselheiros, Delegacia de Ensino Regional de Araguaína (Elizângela), UFT e outras.

O II Seminário do Projeto Tecendo a Paz teve como atração cultural a apresentação do cantor e compositor Rafael Neves, apresentando uma música com o tema do Projeto Tecendo a Paz, e finalizando com a música DISQUE 100 estílos HIP HOP com o cantor Thiago Barros, todos representando a cidade de Guaraí-TO, sendo muito aplaudido pela platéia presente, professores, lideranças, simpatizantes e alunos de escolas estaduais. 
 
 
 

A programação foi realizada sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – (Creas). São parceiros  do movimento às associações de moradores, ministério público, polícias civil, militar, todas as secretarias municipais, escolas públicas e particulares, UFT- Universidade Federal do Tocantins (Campus de Araguaína) e outras instituições não governamentais.

De acordo com Osmaria Teixeira, coordenadora municipal do Projeto Tecendo a Paz, o evento tem como objetivo apresentar as propostas elaboradas nos encontros anteriores e  oportunizar aos participantes um espaço para novas propostas protocoladas que venham reforçar as existentes e em seguida todas elas serão encaminhadas para o governo federal, estado, chefe do executivo, legislativo, e toda sociedade araguainense. Entre as proposta apresentadas algumas se destacaram como: mudanças na Lei 2.137 de 15/04/2003, criação do 2º conselho, pois a demanda está aumentando e os conselheiros não estão conseguindo resolver todas as ocorrências em tempo hábil necessário, Implantar o CAPS infantil e AD, Cras, fiscalizar vendas de bebidas e cigarros em bares para menores, primeiro emprego para jovem, Delegacia especializada, criar salas multifuncionais nas escolas e creches e outros. A coordenadora afirma ainda que a violência sexual é um fato antigo, o que mudou foi a conscientização da sociedade através da rede enfrentamento no combate a violência contra a criança e o adolescente, e por isso o número de denúncias tem aumentado. Após a cerimônia oficial foi servido um lanche aos membros que participaram ativamente do evento.

O Projeto Tecendo a Paz é uma ação apoiada pelo projeto Escola que Protege desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura, sendo executada no Estado do Tocantins pela Universidade Federal do Tocantins, através do Núcleo Interdisciplinar da Educação em Direitos Humanos – NIEDIH em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do adolescente-Glória de Ivone - ´´CEDECA``.  
 

Publicado por: Anésio José Sobrinho Neto, Araguaína, 11 de junho de 2010. 
 

Voltar