Mais Educação

   

    O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, sendo implementados pela SEMED, que até o momento encontra-se em fase de expansão funcionando através de sete escolas com acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte , cultura artísitca, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação e outras. 

    O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. 

    A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

    O objetivo principal do Programa é contribuir para formação integral das crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas nos Estados, Distritos Federal e Municípios, em consonância com o PPP da escola ampliando o tempo, espaço e oportunidades, através da articulação das políticas setoriais envolvidas e possibilitando a todos o direito de aprender. Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

    Em Araguaína, as atividades tiveram início em 24 de março de 2009, e atualmente tem a participação de 2.330 alunos de sete escolas pertencentes à rede municipal de ensino. 

 

  • A infraestrutura de funcionamento do Programa Mais Educação é formada por:

  

- 01 coordenadora Geral do Programa

- 07 Coordenadoras de suporte nas escolas

- 96 Monitores Voluntários 

 

    Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.  

 

Fonte: Assessoria Pedagógica do Ensino Fundamental da SEMED, abril de 2010.

 

ESTAMOS EM CONSTRUÇÃO....