PROJETO TECENDO A PAZ
PROJETO TECENDO A PAZ
PROJETO DE INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A CASOS DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA
Grupogetor_tecendoapaz@hotmail.com
ARAGUAÍNA, 2009
SUMÁRIO
1. Apresentação..................................................................................03
2. Coordenadores do projeto...................................................................0 4
3. Justificativa....................................................................................0 5
4. Objetivos....................................................................................... 06
5 Metodologia.....................................................................................08
6. Grupo Gestor...................................................................................09
7. Cronograma....................................................................................10
8. Avaliação.......................................................................................11
Referências Bibliográficas...................................................................... 12
Anexos
Anexo 1 (Grupo Gestor)........................................................................13
Anexo 2 (Pólos)..................................................................................14
Anexo 3 (Cronograma de reuniões ordinárias 2009)....................................... 17
Anexo 4 (Comissões de Trabalho do Grupo Gestor)........................................ 18
Anexo 5 (Tipos de Violência)................................................................... 20
Anexo 6 (Ficha de visita às instituições de ensino)......................................... 22
PROJETO TECENDO A PAZ
1. APRESENTAÇÃO: O QUE É O PROJETO TECENDO A PAZ
Segundo Marón et al (2008), o Projeto Tecendo a Paz é uma iniciativa da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT através do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos – NIEDHIH em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória Ivone – CEDECA/TO, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura – MEC, no âmbito do “Projeto Escola que Protege”, cujo objetivo é promover a formação continuada de profissionais da rede pública de educação e da rede de proteção à criança e ao adolescente, e por meio de uma rede composta por diversas entidades (Anexo 1).
Esta rede tem como missão (complementar. Última parte a ser feita).
2. COORDENAÇÃO DO PROJETO
Osmaria Teixeira de Oliveira Carneiro – Coordenadora Municipal do Projeto Tecendo a Paz nas escolas municipais de Araguaína.
Rubens Martins – Coordenador Municipal do Projeto Tecendo a Paz nas escolas públicas estaduais no município de Araguaína
3. JUSTIFICATIVA
POR QUE O PROJETO FOI ELABORADO E POR QUE É NECESSÁRIO QUE SE CUMPRA
Crianças e adolescentes, apesar dos direitos adquiridos e relacionados na Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, são vítimas frequentes de violações diversas a esses direitos, tanto na família, como na escola e na comunidade em que vivem. Sofrem, enfim, diversos tipos de violência, conforme o Anexo 05.
Na escola o professor entra em contato com crianças e adolescentes diariamente. Logo, ele tem o privilégio de observar e perceber, através das mudanças de comportamento ou atitudes de seus alunos, assim como da mera observação física, alterações que possam indicar que estejam sofrendo algum tipo de violência.
Contudo, apesar de fazer a constatação do sofrimento das crianças e adolescentes, as ações dos educadores é limitada diante da amplitude e da profundidade das medidas que se fazem necessárias não somente para que cessem os atos violentos, mas para que sejam interrompidas as suas causas.
Daí a decisão de criar o “Projeto Tecendo a Paz” e um grupo que possa gerir suas ações e auxiliar educadores de Centros Educacionais Infantis – CEIs, e escolas públicas estaduais e municipais a resolver os casos de violência contra crianças e adolescentes.
4. OBJETIVOS
PARA QUE EXECUTAR O PROJETO TECENDO A PAZ
4.1. GERAL
Combater e prevenir os fatores causadores de violência contra crianças e adolescentes, alunos de CEIs, e escolas públicas municipais e estaduais de Araguaína, e intervir em casos de violência já existentes, promovendo o restabelecimento da paz à criança ou adolescente.
Indiretamente, mas em conseqüência do alcance deste objetivo primeiro, pretende-se que:
(a) os professores desempenhem melhor a sua função de ensinar, pois o tempo empregado para resolver conflitos envolvendo os alunos deverá ser drasticamente reduzido, resultando em aproveitamento de um tempo maior para seu fazer pedagógico específico;
(b) os alunos, por efeito da interrupção da violência sofrida, adquiram melhores condições de estudar e aprender;
(c) melhoria nos indicadores de aprendizagem e frequência dos alunos nas escolas.
4.2. ESPECÍFICOS
Identificar casos de violência contra crianças e adolescentes, alunos de CEIs, e escolas públicas municipais e estaduais em Araguaína;
Denunciar casos de violência sofrida por crianças e adolescentes aos órgãos competentes no município de Araguaína;
Acompanhar os casos denunciados e cobrar das autoridades competentes andamento nos processos abertos de modo que sempre tenham uma solução;
Realizar trabalhos continuados educacionais, sociais, esportivos, culturais, de lazer e de saúde com alunos e comunidades em que forem detectados casos de violência, de modo que se possam resolver problemas específicos com medidas específicas;
Realizar fórum, palestras, oficinas e debates periodicamente ou sempre que houver solicitação em CEIs, e escolas públicas estaduais e municipais para fomentar uma cultura de paz ou para atender outras necessidades formativas da comunidade escolar em questão;
Reunir pais e familiares dos alunos para discutir em conjunto com membros do Grupo Gestor, periodicamente, conforme agendamento mensal, medidas para prevenção e combate a violência intrafamiliar e alcance de metas pela família no que concerne ao desempenho escolar das crianças e dos adolescentes;
Contribuir, acompanhar e fortalecer os órgãos responsáveis pelo atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco.
Convidar crianças e adolescentes para se integrar ao Grupo Gestor
Divulgar os trabalhos realizados e os resultados alcançados em função do Projeto Tecendo a Paz.
5. METODOLOGIA
Formação de pólos (Anexo 2) constituídos por escolas próximas entre si geograficamente no município de Araguaína;
Inicialmente serão formados 10 polos, contando em sua totalidade com 46 instituições de ensino estaduais e municipais;
Elaboração de um projeto por cada pólo de trabalho para proteger os alunos – crianças e adolescentes – vítimas de maus tratos, e prevenir a ocorrência de novos casos;
Formação de um grupo gestor (Anexo 1) para dar apoio às escolas e respectivas comunidades;
Formação de comissões pelos membros do grupo gestor, conforme a área de atuação individual ou competências que tiverem a oferecer ao grupo como um todo;
Realização de um trabalho em parceria entre o grupo gestor e as escolas agrupadas em pólos. As ações previstas constam no Anexo 7;
Solicitação de apoio das instituições de ensino ao grupo gestor, através de contato com a Diretoria Regional de Ensino (escolas públicas estaduais) e com a Secretaria Municipal de Educação (CEIs e escolas públicas municipais);
Criação de um grupo de pais em cada escola participante do Projeto Tecendo a Paz para se articular em ações de suporte a famílias e alunos no sentido de reduzir a violência familiar e melhorar o desempenho escolar de crianças e adolescentes;
Fechamento de parceria com empresários da iniciativa privada do município de Araguaína para dar suporte no trabalho de transformação da realidade das comunidades em que estiverem tais empresas inseridas;
Criação e manutenção de um site para o Projeto Tecendo a Paz, para dar conhecimento à sociedade de forma mais dinâmica sobre as ações executadas e os resultados alcançados.
6. GRUPO GESTOR
O QUE É O GRUPO GESTOR
O Grupo Gestor é parte integrante da proposta do Projeto Tecendo a Paz, sendo o de Araguaína uma das oito comissões citadas por Marón et al (2008) cuja finalidade é acompanhar a implantação do Projeto e avaliar as suas ações localmente.
QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DO GRUPO GESTOR
Os membros do Grupo Gestor de Araguaína - profissionais de empresas públicas, privadas e filantrópicas - e cuja participação é de caráter voluntário, têm como atribuições:
(a) Visitar escolas para conhecer a realidade das mesmas registrando os dados coletados durante a visita em ficha específica (vide Anexo 6), assim como buscar informações sobre a necessidade de realizar algum apoio, seja para efetuar denúncias ou para realizar algum trabalho social ou educacional com alunos, familiares ou membros da comunidade;
(b) Participar de reuniões ordinárias (Anexo 3) e extraordinárias para avaliar a execução do Projeto, socializar casos de violência contra crianças e adolescentes ou praticados por estes e tomar as providências que se mostrarem mais viáveis para resolvê-los;
(c) Contribuir, com o conhecimento de sua área de formação e/ou atuação, na resolução de casos de violência contra crianças e adolescentes de CEIs, e escolas públicas municipais e estaduais de Araguaína;
(d) Atuar em comissões (Anexo 4), de acordo com seus conhecimentos, habilidades, formação ou talento, para facilitar a produção de ações corretivas ou preventivas de casos de violência, ou ainda formativas.
7. CRONOGRAMA GERAL DE METAS - 2009
Ação |
Descrição da Ação (Objetivos estratégicos) |
Responsável |
Prev Real |
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
01 |
REUNIÕES ORDINÁRIAS |
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02 |
PASSEATAS |
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03 |
FÓRUM |
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04 |
CONFERÊNCIAS |
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05 |
PALESTRA |
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06 |
VISITAS A ESCOLAS |
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07 |
VISITAS A ENTIDADES |
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08 |
CONSTRUÇÃO DO PROJETO PELA ESCOLA |
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09 |
ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPÉCÍFICOS |
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10 |
ELABORAÇÃO DA FICHA DE ENCAMINHAMENTO DE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
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LISTA DE PROPOSTAS PARA SUBSIDIAR OS PROJETOS ESPECÍFICOS
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7. AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO PROJETOR
A avaliação do presente Projeto será realizada de forma contínua, uma vez por mês, durante as reuniões ordinárias (Anexo 3).
A avaliação levará em conta as metas estabelecidas em cronograma para cada mês assim como os casos que surgirem extraordinariamente.
As decisões tomadas durante a avaliação serão inseridas de forma extraordinária no cronograma e reavaliadas na reunião subsequente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARÓN, José Ramiro Lamadrid et al. Violência contra a criança e o adolescente: a escola reprova. Palmas: UFT, 2008.
ANEXO 1 – GRUPO GESTOR - LISTA DE ENTIDADES QUE COMPÕEM A REDE DE PROTEÇÃO
Nome |
Representantes |
Fone |
Secretaria Municipal de Educação |
Osmaria Teixeira de Oliveira Carneiro |
3411 7133 / 84283703 |
DRE - Diretoria Regional de Ensino |
Rubens Martins |
3411 5023 / 9221 1161 |
Secretaria Municipal de Educação |
Rosemeire Araújo Fragoso |
3411 7133 / 99549677 |
Conselho Tutelar |
Adarlene |
3411 7003 |
CRAS I |
Neuza Augusta de Lima Borges |
3412 5152 |
CRAS II |
Shirlene Ferreira Santos |
3412 4023 / 8401 2596 |
CRAS III |
Núbia Marinho |
311 7045 / 840501557 |
CREAS |
Eidila Augusta Cajado de A. Mesquita. |
3411 7116 / 9233 4533 |
Conselho da Criança e do Adolescente |
José Pinto Quezado |
3411 7175 |
Defensoria Pública |
Drª Fabiana Razeira Gonçalves |
3421 3965 / 3421 3965 |
Juíza da Infância |
Julianne Freire Marques |
3414 6619 |
Ministério Público (Promotor) |
Dr. Sidnei Fiori Junior |
3414 4641 |
UFT |
Fátima Maria de Lima |
21122235 / 8115 4618 |
Conselho Municipal de Saúde |
Jair Clarindo da Silva |
3411 7099 / 9208 6663 |
PETI |
Osvaldo Maceline B. de Lima |
3411 7101 |
Pioneiros Mirins |
Maria do Socorro |
3414 4430 / 3451 1394 |
Delegacia da Infância |
Celina de Bonis |
3414 0567 / 3414 3039 |
2º BPM/PROERD |
Pastor Ubiracy Ferreira Duarte |
3414 3039 / 9952 0300 |
Hospital Regional de Araguaína |
Lara Cristina Paiva |
3411 2892 |
Hospital Regional de Araguaína |
Erika Gomes do Prado |
3411 2892 |
Hospital e Maternidade Dom Orione |
Hugo Leonardo de Oliveira |
3411 8787 |
Conselho Anti-drogas |
Benedito Paladim Sampaio |
3411 7175 / 9221 8660 |
Pastoral da Criança |
Marisia Almeida Carneiro / Patricia |
3412 3712 / 3413 1269 |
Conselho do Deficiente |
Maristela Sousa Lima |
3411 7043 |
Câmara Municipal de Vereadores |
Vereadora Terezinha de Jesus |
3414 6915/99688429 |
Conselho Municipal de Assistência Social |
William Barbosa Monteiro |
3411 7020/9246 9482 |
Conselho da Mulher |
Núbia Costa Marinho |
3411 7014 / 7175 |
Conselho da Educação |
Marivan Rodrigues da Silva Costa |
3411 7082 |
Secretaria Municipal de Saúde |
Juscimar Augusto Pereira |
3411 7027 / 7039 |
Secretaria de Assistência Social |
Carlos Júnior Stgeorin Silveira |
3411 7024 / 7174 |
Ass. de Pais e Amigos dos Excepcionais |
Antonio Adailton Silva |
3414 3522 / 3413 1170 |
PACS / PSF |
Graciele de Jesus Galvão |
3411 7033 |
EADECON |
Jerônimo Charles P. Duarte |
212 9000 |
Serviço Nac. de Aprendizagem Comercial |
Fabíola Nunes dos Santos |
3413 1640 |
Centro de Atenção Psicossocial |
Dagma Luzia Carvalho de Sousa |
3414 3916 / 9222 9597 |
Missão Ide Livre |
Benedito Paladim Sampaio |
3413 1550 / 9221 8660 |
Centro de Direitos Humanos de Araguaína |
Estevam Ribeiro Brandão |
3412 4590 |
SINTET |
Maria Eunice da Conceição Silva |
3414 7483 / 9217 4582 |
Unidade Socioeducativa de Semiliberdade |
Geraldo Francisco da Silva |
3411 1775 / 9994 9109 |
Representante das Escolas Municipais |
Rosy Franca |
3413 4671 / 8426 5501 |
Representante das Escolas Estaduais |
Francisca Enedina Aragão Bezerra |
3414 2792 / 3421 3112 |
Lions Clube |
Vanessa Flores Braune |
3414 0472 / 84350683 |
CCABA |
Francisco Vilarino da Silva |
3414 3154 / 8454 3315 |
Casa de Acolhimento Ana Carolina |
Iracélia Nascimento Barros |
3411 7057 |
CEREST |
Socorro Cavalcante |
3413 5304 |
Delegacia da Mulher |
Dr. Celina de Bonis |
3414 3039 |
Primeira Igreja Batista em Araguaína |
Pastor Euzimar Nunes de Sousa |
3414 7452/9215 8646 |
Visão Mundial |
Dório Macedo dos Santos Neto |
3421-2478/3414 7599 |
Cestep-TO |
Dra. Ângela M. Silva |
3414-4625 / 3413-2152 |
Secretaria Municipal de Administração |
Maristela Sousa Lima |
3411-7043 |
C.C.S.P – Nordeste – Set. araguaína Sul |
Raimundo Martins Vieira |
3412 8451- 92265134 |
C.C.S.P – Área Sudeste – B. Eldorado. |
Manoel Cardoso |
3414 2784 – 9207 6495 |
C.C.S.P – Área Sudoeste - |
Luzia Alves Pereira |
9969 7599 |
Representante da Associação Espírita |
Mauricio de Carvalho Aires Ferreira |
3421 1661-92245055 |
Sec. De Saúde |
Suely |
3411 7036 |
ANEXO 1 – GRUPO GESTOR - LISTA DE ENTIDADES QUE COMPÕEM A REDE DE PROTEÇÃO
Nome |
Representantes |
Fone |
Secretaria Municipal de Educação |
Osmaria Teixeira de Oliveira Carneiro |
3411 7133 / 84283703 |
DRE - Diretoria Regional de Ensino |
Rubens Martins |
3411 5023 / 9221 1161 |
Secretaria Municipal de Educação |
Rosemeire Araújo Fragoso |
3411 7133 / 99549677 |
Conselho Tutelar |
Adarlene da Silva Carvalho |
3411 7003/92387240 |
Suplente |
Núbia Dias santos Barros |
3411- 7003/9248 2189 |
CRAS I |
Neuza Augusta de Lima Borges |
3412 515/99755821 |
Suplente |
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CRAS II |
Shirlene Ferreira Santos |
3412 4023 / 8401 2596 |
Suplente |
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CRAS III |
Núbia Marinho |
311 7045 / 840501557 |
Suplente |
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CREAS |
Eidila Augusta Cajado de A. Mesquita. |
3411 7116 / 9233 4533 |
Suplente |
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Conselho da Criança e do Adolescente |
José Pinto Quezado |
3411 7175 |
Suplente |
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Defensoria Pública |
Drª Fabiana Razeira Gonçalves |
3421 3965 / 3421 3965 |
Supelnte |
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