Esporte da Escola

 

DIRETRIZES DO PROJETO ESPORTE DA ESCOLA

 

A educação física escolar está de forma generalizada, associada à prática esportiva e a formação do educando, por meio de atividades físicas/esportivas e culturais.

 

Os PCNs orientam que o “esporte” a ser trabalhado na escola seja “aquele que valoriza a prática social”, e que venha assumir um aspecto institucionalizado.

 

“Esporte institucionalizado é aquele que possui regras específicas, requer domínio dos elementos técnico-táticos, e sua finalidade é a vitória. Este deve ser tratado pedagogicamente, valorizando o esporte educativo, ou seja, o esporte DA escola e NÃO o esporte NA escola p.175 (PCN)”.  

  

MISSÃO E FILOSOFIA DE TRABALHO DO ESPORTE DA ESCOLA

 

Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, a partir das séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Araguaína, como uma forma de inclusão social e formação sócio-educacional nos aspectos cognitivos, psíquicos e motor, além da incorporação de aulas de educação física voltada para a formação do educando.

 

Por meio das atividades desenvolvidas em contra turno busca-se o resgate de valores que favoreçam o coletivo sobre o individual, ou seja, o aluno deve aprender a jogar com o outro e não contra o outro, além, é claro, do desenvolvimento das habilidades inerentes a prática esportiva.

 

Valoriza-se o autocontrole, respeito, espírito de grupo, companheirismo, solidariedade e autonomia, antes, durante e depois da prática dos esportes, tanto em relação aos companheiros quanto ao adversário, de maneira que o educando venha a entender que as regras do esporte podem e devem ser adaptadas para a inclusão social de todos.  

 

OBJETIVO DO PROJETO ESPORTE DA ESCOLA 

 

Promover a integração do esporte como método de aprendizagem e ferramenta de construção individual e coletiva do educando durante o processo ensino-aprendizagem e no decorrer de toda sua existência, além da melhoria na qualidade de vida, da inclusão social e do exercício da cidadania.

  

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

 

► Sistema contra turno

►Horário matutino das 7h as 09h e Vespertino das 16h as 18h;

Alimentação;  

 

PLANEJAMENTO DO PROFESSOR

 

►Obrigatoriamente na Segunda-feira no período Matutino e Vespertino para todos os professores inseridos no projeto, com exceção da Natação, que será na sexta-feira pela Manhã.  

PLANO DE ENSINO, PLANO DE AULA E DIÁRIO 

► PLANO DE ENSINO – Anual

► PLANO DE AULA – Semanal

► DIÁRIO – Diariamente

 

*** Tanto o planejamento, quanto plano de ensino, plano de aula e diário são partes integrantes e obrigatórias do currículo educacional, devendo ser trabalhados dentro do que determina a Lei Art. 13 da LDB.

 

DAS MODALIDADES DO PROJETO

 

Xadrezobrigatório á todas as unidades de ensino inseridas no projeto. Futsal, Queimada, Atletismo, Handebol, Voley e Natação – são partes integrantes da olimpíada, obrigatória a cada unidade de ensino conforme cronograma para 2010 (verificar abaixo o cronograma de cada escola);  

 

DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROJETO

 

Sábado da Escola – Ação sócioeducativa voltada para a integração da comunidade, pais e alunos. Passará a ser parte integrante do calendário letivo, sendo que cada escola será responsável pela elaboração e execução da ação, tendo como suporte a equipe da SEMED.  

2ª Olimpíada Estudantil Municipal de Araguaína – Em 2010 terá sistema eliminatório com fases bimestrais, após realização do Conselho de Classe. Haverá também na fase final, a participação de escolas convidadas. A realizar-se na primeira semana de Dezembro.  

15- ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO PROJETO

·        Interação Social – Cunho social e educacional voltado para alunos das escolas públicas municipal. Como também aos pais, comunidade em geral, EJA e Zona rural tendo como objetivo geral o combate e prevenção ao uso de drogas e violência.   

A atividade será parte integrante das aulas e de todas as ações do projeto como o Sábado da Escola, Exercitando os Neurônios e Cultivando o Saber.  

·         Exercitando os Neurônios – Atividades culturais de leitura, interpretação e produção de texto, voltadas para os alunos do Ensino Fundamental a partir do 6º ano, EJA e Zona Rural.  

A atividade também será parte integrante de todas as ações do projeto e terá como objetivo a implantação de uma metodologia de ensino voltada para o desenvolvimento do educando, das habilidades de leituras de mundo a partir do próprio contexto, por meio de recursos visuais e auditivos, associados ao uso, ao discurso, e aos propósitos, principalmente, à intenção do texto no contexto.  

·        Cultivando o saber – Voltada especificamente para a Zona Rural, com viabilização de atividades físicas/esportivas, de interação social, cultural, leitura, interpretação, e produção de texto.  

A atividade será desenvolvida nos moldes de uma ação global, reunindo, periodicamente, alunos da Zona Rural, para um envolvimento em diversos trabalhos voltados para a formação do próprio educando, como atividades físicas, treinamentos específicos – visando à olimpíada - mini cursos, atividades culturais, de leitura, para professores e alunos, com inovação constante da metodologia de ensino.