Biblioteca Pública

 

 

Breve Histórico

 

 

       A Biblioteca Pública é uma das mais antigas bibliotecas públicas de Araguaína. O acervo reúne cerca de 7.500 livros, além de periódicos, fotografias, mapas, jornais, cartazes e materiais de multimídia. É um órgão de regime especial subordinado à Secretaria Municipal da Cultura, que ocupa área de 400 metros quadrados e é uma das bibliotecas públicas existentes a mais freqüentada pelos alunos de escolas públicas municipais e estaduais, atendendo em média 200 usuários/mês. Os serviços oferecidos pela Biblioteca Pública Anacleto José da Silva ´´Conterrâneo`` baseiam-se na igualdade de acesso em todas as faixas etárias com produtos adequados às suas necessidades.

 

 

Biblioteca Pública Municipal Anacleto José da Silva ´´Conterrâneo``

 

    A Biblioteca Pública Municipal de Araguaina é uma das mais antigas. O acervo reúne cerca 7.500 livros, além de periódicos, fotografias, mapas, jornais, cartazes e materiais de multimídia. É um órgão de regime especial subordinado à Secretaria Municipal da Cultura, que ocupa área de aproximadamente 400 metros quadrados é uma das bibliotecas públicas existentes mais freqüentada por alunos das escolas públicas municipal e estadual, atendendo em média 200 usuários/mês. Os serviços oferecidos pela Biblioteca Pública Anacleto José da Silva, ´´Conterrâneo`` baseiam-se na igualdade de acesso em todas as faixas etárias com produtos adequados às suas necessidades. 
 

Breve histórico 
 

     A Biblioteca Pública Municipal de Araguaína ao longo dos anos passou por várias transformações estruturais, funcionando precariamente no início da década de 80 em uma pequena sala no prédio da Prefeitura Municipal de Araguaína, em seguida seu pequeno acervo foi transferido para uma pequena casa no setor rodoviário, onde funcionava precariamente o Espaço Cultural de Araguaína. 
 
 
 

     A partir da década de 80, a cidade de Araguaína/GO expandiu-se rapidamente nos aspectos: políticos econômicos, sociais, educacionais e culturais. Com o aumento considerável da população e o surgimento de novas escolas e faculdade (FACILA).  E diante da carência da falta de livros para pesquisas escolares foi que o Lions Clube de Araguaína, resolveu contribuir e ainda hoje contribui com  a cultura de nosso município,  construiu o primeiro prédio da Biblioteca Pública Municipal (Lions Clube de Araguaína), localizado na Rua 07 de Setembro S/N, sendo inaugurada no dia 14 de maio de 1975.

     Por muitos anos a Biblioteca Pública Municipal não existiu legalmente como uma instituição pública do município que colaborava somente com alguns atendentes. Sua existência legal de fato somente começou a ser consolidada através do Decreto-Lei Municipal Nº 860, de 04 de maio de 1988 expedido pelo Paulo Sidnei Antunes (Interventor).

     A Biblioteca Pública Municipal ao longo dos anos sempre foi subordinada à Secretaria Municipal de Educação, mas após a criação da Secretaria Municipal de Cultura no governo da prefeita Valderez Castelo Branco Martins a biblioteca mudou sua denominação e passou por uma reforma e ampliação melhorando sua infraestrutura e seus serviços, depois de muitas reivindicações da comunidade estudantil e intelectuais araguainense, entre eles Arézio Sotto (Historiador/Escritor). Em seu governo mudou sua denominação através do Decreto-lei Municipal Nº 2.592/2008, passando a se chamar Biblioteca Pública Municipal Anacleto José da Silva. ´´Conterrânio`,` em 24 de dezembro de 2008.

Fonte: Arquivo da Biblioteca Pública Municipal Anacleto José  da Silva Conterrâneo, conforme levantamento realizado em 13 de abril de 2010. 
 
 

Homenageado  
 

Anacleto José  da Silva ´´Conterrâneo``, filho de Vitor José da Silva, o décimo dos seus doze irmãos, nasceu em ´´Vinha de Gato``, município de Floriano-PI, em 13 de julho de 1926.

Em 31 de março de 1948 casou-se com Antônia de Araújo Silva (professora), com quem teve nove filhos, vinte e quatro neto e 27 bisnetos.

Entre os anos de 1956 e 1959, trabalhou na 1ª Companhia de construção de 3º  Batalhão Ferroviário, exercendo a profissão de carpinteiro tendo sido homem pelo comando em razão de seu excelente desempenho.

Em junho de 1959, mudou-se para Anápolis-GO, onde continuou trabalhando como carpinteiro. No ano de 1962 mudou-se para Araguaína-GO, sendo um dos pioneiros, estabelecendo-se como comerciante falesceu no dia 17 de janeiro de 2008, na cidade de Terezinha-PI, sendo sepultado na cidade de Araguaína no Cemitério São Lázaro.  
 

Fonte: Biblioteca Pública Municipal Anacleto José  da Silva Conterrâneo, Conforme Levantamento histórico realizado no dia 13 de abril de 2010. 
 
 
 
 
 
 

Missão e Valores 
 

Cultura para todos araguatinenses 
 

     A Cultura é gênero de primeira necessidade. Por isso Ela é fundamental e direito de todos. Oportunizar, buscar a força que vem das raízes. Valorizar a diversidade. Diversificar. Integrar. Promover um sistema de abastecimento cultural com projetos estratégicos que envolvem a conexão, a renovação, a capacitação e o compartilhamento das políticas públicas para o setor. Dialogar e unir forças. Compor novas redes. Interagir.

Transformar - Pensamentos em ações, vontade em fazer. Formar.

Princípios - Caminhos que se abrem, percorrendo interiores, tecendo uma rede de interlocução e ação conjunta.

Serviços

Confira aqui alguns serviços prestados pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

- Acesso gratuito à internet na Biblioteca Pública Municipal

- Consultas do seu acervo bibliográfico em diferentes áreas do conhecimento

- Acesso em seus arquivos em jornais, revistas, periódicos, mapas e materiais multimídia.

- Exposições de artistas de Araguaína e Região

- Cadastro de Sócio da Biblioteca Pública Municipal Anacleto José da Silva ´´Conterrâneo``

- Consulta a coleção Tocantinense

 

A Biblioteca é uma ferramenta indispensável para a foramação dos alunos e universitários, tendo como função primordial de levr aos usuários informações que serão transformadas em conhecimento preparando-os melhor para o mercado de trabalhos competitivo, melhorando assim sua qualidade de vida.

Veja o nosso endereço e horários de atendimento:

Rua ................... Nº----------

Telefone:

DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA:

Das 7hs30 às 22hs

 

 

 

Fonte: Arquivo Histórico da Biblioteca Pública Municipal Anacleto José S. Conterrâneo, Araguaína, 12/04/2010.