SEMED QUALIFICA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO 

 

Foto: Arézio Sotto

 

        Foi realizado o último encontro do 12º módulo do programa profuncionário nos dias 25 e 26/05, no período das 14hs às 18hs no CEM-Benjamim José  de Almeida. As atividades práticas foram realizadas por duas turmas: a primeira de Técnico em Infra-estrutura do Ambiente Escolar e Técnico em Alimentação; a segunda com o curso Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar.

  Marleide Sousa Lima (Tutora) 
 
 

Segundo Cláudio Márcio Lima Moraes (Tutor), O curso profuncionário é realizado por um período de um ano e meio com duração de 1.260 horas, sendo três encontros por mês e oferece quatro cursos técnicos: Técnico em Secretaria Escolar, Téc. em Multimeios didáticos, Técnico em Alimentação Escolar e Técnico em infra-estrutura do Ambiente Escolar.  
 

O curso se divide em duas etapas: primeira parte é teórica do 1º ao 10º módulo, onde todos os educandos estudam os mesmos conteúdos; a segunda parte é a prática que vai do 11º ao 16º  módulo, onde os educandos estudam suas áreas específicas. Atualmente 23 funcionários estão participando do curso de qualificação profuncionário na rede municipal de ensino. 
 

Para Secretaria Municipal de Educação de Araguaína, o programa Profuncionário visa melhorar a qualificação dos profissionais de educação da rede, que são responsáveis pela merenda, limpeza, segurança e serviços administrativos das escolas, desempenham um importante papel no desenvolvimento educacional e na formação cidadã dos alunos. 
 
 
 

Publicado por: Anésio José S. Neto

Gerenciador web, Araguaína, 26/05/10.

 

 

 

Fotos de eventos da SEMED

/album/fotos-de-eventos-da-semed/copia-de-dsc00549-jpg1/ /album/fotos-de-eventos-da-semed/dsc00034-jpg/ /album/fotos-de-eventos-da-semed/dsc01056-jpg/ /album/fotos-de-eventos-da-semed/dsc00409-jpg/

ALUNOS DO BRASIL ALFABETIZADO REALIZAM NOITE CULTURAL EM ARAGUAÍNA/TO 

  
 

A Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Brasil Alfabetizado realizou no dia 14 /05/10 das 19hs às 23hs, no Centro Comunitário do Bairro São João a NOITE CULTURAL. O objetivo principal do evento foi a socialização entre alunos da zona urbana e rural do Programa Brasil Alfabetizado  em Araguaina/TO. A programação foi bem variada, começando com a animação do Grupo de Forró Farinha Seca e participação da cantora Glauciana (SEMED) que apresentou várias músicas regionais como xote e forró. Em seguida, aproximadamente 350 alunos dançaram e ainda realizaram uma apresentação de uma quadrilha estilo festa junina e logo após foi servido um banquete de comidas típicas da região preparadas pelos próprios alunos. Aconteceram apresentações artísticas variadas como: recital de poesias com a repentista Mãozinha, distribuição de brindes, relatos de experiências de ex-alunos que já estão atualmente cursando o EJA- Educação de Jovens e Adultos e outros.  


 

Segundo Elenice Gimenes Soares de Sousa (Gestora) Este evento mostra um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de educação e voluntários da Secretaria Municipal de Educação de Araguaina, que enfrentam diversos tipos de desafios com o objetivo de levar um pouco de cultura e conhecimento, cultura  e autonomia à população menos escolarizada da zona urbana e rural da nossa cidade. A partir do dia 14/06 a 18/06/10 será realizado o cerimonial de entrega de certificados, por turma que está concluindo a sua alfabetização.

 

O Programa Brasil Alfabetizado possui os seguintes objetivos: Promover através da união do Governo e Sociedade Civil, a inclusão de pessoas que não tiveram acesso à educação na idade convencional; Reduzir o analfabetismo entre jovens e adultos e Possibilitar a continuidade dos estudos dos alunos através da implementação de políticas para o financiamento da educação de Jovens e Adultos nos municípios parceiros, Mediar o processo de formação dos educadores à reflexão crítica sobre a pratica educativa.     
 
 

Publicado por: Anésio José Sobrinho Neto, Araguaína 05/06/10.

 

Novidades

SEMED realiza o II FEITO

03/07/2010 08:49
  SEMED realiza o II FEITO-FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO TOCANTINS   A Prefeitura Municipal de Araguaina e parceiros através da Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 16/06 (Quarta-feira), das 08hs às 18hs, no Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto o II Fórum...

CEI Professora Fátima realiza sua 1ª festa junina

17/06/2010 16:12
    CEI Professora Fátima realiza sua 1ª festa junina   O público presente poderá conferir apresentações de quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras e muito forró Pé-de-serra   No dia 11 de junho, a CEI-Professora Fátima Santos Oliveira (Setor Urbanísitco), realizou sua...

III SEMINÁRIO DO PROJETO TECENDO A PAZ

17/06/2010 15:57
    Araguaina sedia o III Seminário do Projeto Tecendo a Paz    Artigo de opinião  A Prefeitura de Araguaína realizou no dia 09, (Quarta-feira) de 08hs às 12hs, no Espaço Cultural Agnaldo Borges Pinto (Setor Rodoviário), o III SEMINÁRIO DO PROJETO TECENDO A PAZ, visando à...

III FESMAD/TO EM ARAGUAINA

03/06/2010 21:11
III FÓRUM ESTADUAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS FOI REALIZADO EM ARAGUAÍNA/TO    Vários gestores municipais se reuniram para troca de experiências na área de administração, melhorias de arrecadação, melhor uso dos instrumentos tecnológicos (Internet), a importância de uma boa Assessoria de...

Notícia aos visitantes

02/05/2010 12:28
Permite a seus visitantes saber novidades e eventos do seu site o mais rápido possível. Você precisa manter seu site sempre atualizado, assim seus visitantes ficarão com vontade de visitar as páginas regularmente. Você pode usar RSS feeds para enviar novos artigos diretamente aos seus leitores.

Site lançado

02/05/2010 12:27
Nosso novo site foi lançado hoje. Explique aos seus visitantes porquê você iniciou uma nova apresentação e como ela os beneficia. Mencione os seus objetivos e as vantagens do seu projeto. Tente brevemente dar motivos para seus visitantes retornarem à sua página.

Enquete

Você acha que a educação física educa ?

Total de votos: 31

Vocâ acha importante a inclusão digital para nossos professores ?

Data 03/05/2010

De Pedro

Assunto Inclusão digital

Responder

Sim, por que possibilita mais informações e particidade em suas atribuições pedagógicas.

Data 13/06/2010

De Maria Raimunda

Assunto Re:Inclusão digital

Responder

Como professora eu gostaria muito de aprender como utilizar a internet para ajudar no ensino-aprendizagem dos meus alunos.